quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O final feliz - Parte III

E agora vem a parte da metáfora. Foi a que me veio na mente na hora. E é patética.
(Tô com vergonha de realmente continuar o texto usando isso como comparação, mas que se foda, foi o que me surgiu na cabeça)

OS PARALELOS

Ok, imagine agora que a vida é o Big Brother.
Dentro da casa, acontecem inúmeras coisas, tu conhece pessoas, rolam atritos, tu sente pressão, tu sente saudade. Existem mil fatos, sentimentos e coisas para se viver. No entanto, o objetivo do jogo é ganhar o milhão. Portanto, o milhão é o teu foco.

Essa é a felicidade.
Existem inúmeras coisas permeando nossa vida, mas no fim de cada dia, o que vale é a gente se sentir mais perto de conquistar aquilo que vai nos trazer felicidade. Ou de já estar feliz.

O jogo se desenrola bem e, passadas diversas provas, tu conquista o teu objetivo. Tu leva o milhão pra casa. Vem aquela sensação de euforia louca, de plenitude, de nirvana, de êxtase, de meu-Deus-eu-posso-acabar-explodindo-se-sentir-isso-durante-mais-um-minuto. E, realmente, a gente morreria se ficasse numa descarga eterna de adrenalina.

Essa é a conquista.
A sensação de conquista é o que mais se confunde com felicidade. Por ser intenso e extremamente prazeroso, aquele momento de vitória parece ser o pódio da nossa vida. Muitos vivem em função daqueles poucos minutos de taquicardia. Mas a felicidade não é aquele momento. Até porque, felicidade não é o que tu sente ao conquistar algo, mas o sentimento que aquela coisa em si vai te proporcionar posteriormente.

Bom, agora tu é o mais badalado novo-rico do Brasil. O mundo parece estar aos teus pés e nada consegue tirar o sorriso do teu rosto. Nada é impossível, nada pode te segurar. As pessoas sentem aquilo, se aproximam. Uma enxurrada de coisa boa acontece. E se três bigornas caírem no teu caminho agora, tu tem plena condição de lidar com aquilo.

Essa é a manifestação da felicidade.
Estar feliz tem a capacidade quase que sobrenatural de transformar o que te cerca. E quanto mais tu observa as mudanças acontecendo, mais feliz tu fica. E é uma bola de neve, felicidade gera felicidade. Coisas boas atraem coisas boas. (Eu sei que essa TAMBÉM já descobriram antes, ok?).

Nenhum comentário: